26/07/2007 12h09 - Atualizado em 12/12/2017 10h59

Campanha Motociclista alerta para a segurança no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) lançou, na manhã desta quinta-feira (26), na sede do órgão, a Campanha Motociclista com o tema ‘Coloque em prática as leis de trânsito’.

Para a diretora geral do Detran-ES, Luciene Becacici, o objetivo da campanha é destacar a importância do respeito às leis de trânsito como forma de evitar acidentes, “buscando a conscientização das pessoas a respeito da segurança nas vias”, declarou.

Luciene disse ainda que a campanha quer promover a harmonia entre motoristas, lembrando que todos são usuários das vias públicas e cada um tem seu papel a cumprir.

Marcaram presença na solenidade a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, o presidente do Sindimotos, Alexandro Martins Costa, o tenente-coronel Valdir Leopoldino da Silva Júnior, representantes das prefeituras municipais, o deputado federal, Lelo Coimbra, dentre outros.

De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVBRASIL), as motocicletas e motonetas têm conquistado, nos últimos anos, uma posição de destaque como alternativa de transporte individual e de ferramenta de trabalho. Mas esse crescimento trouxe também aspectos negativos: um aumento de acidentes e vítimas envolvendo motociclistas, num ritmo até maior do que o aumento da frota.

No Brasil atualmente existem mais de 43 milhões de veículos, desse total 17% são motocicletas. Os condutores brasileiros já ultrapassaram os 40 milhões, sendo que mais de 11 milhões possuem habilitação para condução de moto.

Os motociclistas, em 2003, somaram 13% das vítimas fatais em acidentes de trânsito. Considerando as vitimas não fatais, esse número sobe para 22%. Nesse mesmo ano cerca de 30% dos veículos envolvidos em acidentes no Brasil foram motocicletas.

Já no Espírito Santo, existe 342.897 motociclistas habilitados, sendo que 306.284 são homens e 36.613 mulheres. Os municípios com mais motociclistas são Vila Velha (33.640), Vitória (32.624), Colatina (24.597), Cariacica (24.081), Serra (23.599), Linhares (19.263), Cachoeiro de Itapemirim (17.927) e Guarapari (10.593). O Detran-ES atribui esse crescimento à agilidade, praticidade, economicidade e o mercado de trabalho. Em 2006 dos 35.129 acidentes de trânsito, 28% dos acidentes envolveram motos.

Um trabalho de acompanhamento de acidentes graves e fatais que a CET - Companhia de Engenharia de Tráfego - vem realizando em São Paulo detectou que há alta incidência de casos em que o motivo do acidente é o fato da motocicleta transitar em alta velocidade entre filas de veículos, parados ou em movimento. Além de ser interceptada por um automóvel que tenta mudar de faixa ou altera seu posicionamento na mesma faixa.

Este trabalho mostrou também que o principal fator contribuinte com motocicletas é o motorista com 50,4%, seguido do motociclista 37,1%, ambiente 7,7% e veículos 0,7%. Além disso, constatou os tipos de falhas comuns entre eles: 36,6% dos motoristas não percebem a moto, 13% foram de falha de decisão do motociclista, antes do acidentes (como não diminuir ao se aproximar de um cruzamento), 11,9% dos motociclistas não percebeu o outro veículo e 9,9% é falha de decisão do motorista.

A pesquisa mostra ainda a efetividade do capacete na proteção da cabeça do motociclista (usado por 90% dos investigados, sendo que quase 68% usavam o fechado).

Detran-Es dá dicas para o motociclista na próxima semana

Além da veiculação da campanha em TV e rádio, o Detran-ES, em parceria com as prefeituras municipais, realizará na próxima semana ações educativas para abordar motociclistas nas ruas da região metropolitana da Grande Vitória, com informativos contendo dicas de segurança e normas das leis de trânsito.

Confira algumas dicas:

- Atenção à via e suas condições. Com pista molhada e faixas escorregadias reduza a velocidade e adote maior cuidado.

- Ser visto é fundamental para o motociclista; por isso deve-se circular sempre com o farol aceso, vestimentas e capacetes de fácil visualização. Coletes e acessórios refletivos também são muito importantes.

- Cuidado com a proteção individual, que, em um acidente, dependerá em grande medida do uso de vestimentas, luvas, calçado e capacetes regulamentados pelo Inmetro.

- Os caronas devem colocar o capacete adequadamente, posicionar-se no banco e apoiar os pés sobre os pedais, além de segurar pela cintura e acompanhar as inclinações do motociclista.

- Evitar a circulação entre filas de veículos.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio