As blitze da campanha ‘Praia Viva’ surpreenderam 353 motoristas dirigindo com o limite de álcool acima do permitido, em ações realizadas sábado (21) e domingo (22) nos balneários capixabas, entre 15 e 17 horas. Dentre os flagrados pela fiscalização, 113 entregaram a direção do veículo para outro condutor em condições de dirigir.
Os agentes da Associação Amigos dos Deficientes Físicos (Aadef) abordaram 9.786 condutores durante as operações e realizaram 1.363 testes de bafômetro, na volta das praias localizadas em Aracruz, Conceição da Barra, Guarapari, Linhares, Marataízes, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.
A operação realizada em São Mateus, no portal de Guriri, registrou o maior número de condutores com nível de álcool acima do permitido: 104 em dois dias de abordagem. O balneário registrou ainda 2.005 abordagens, o maior índice do final de semana.
As ações do ‘Praia Viva’ são educativas e os condutores são convidados a realizar o teste de bafômetro em equipamentos descartáveis. Porém, se a embriaguez for constatada e o motorista insistir em dirigir o veículo poderá receber multa de R$ 957,70, além de ter a carteira de habilitação apreendida e o direito de dirigir suspenso num período que varia de 4 meses a 1 ano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Texto: Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br