O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com a Polícia Militar, realiza de quinta (06) a domingo (09) ações das campanhas ‘Praia Viva’ e ‘Madrugada Viva’ na Grande Vitória.
O objetivo é fiscalizar os veículos e orientar os condutores e passageiros para condutas corretas no trânsito. As operações serão realizadas na Barra do Jucu, Vitória, Vila Velha e Manguinhos, em pontos estratégicos, definidos pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano da Polícia Militar (BPRv).
De acordo com a gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, Rosane Giuberti, as campanhas serão intensificadas devido ao feriado prolongado neste fim de semana. “Esperamos um aumento no fluxo de veículos nas estradas e nos balneários do Estado, por isso, intensificamos nossas ações de prevenção aos acidentes de trânsito”, declarou.
Rosane disse, ainda, que em 2005, no Espírito Santo foram registradas 13.410 vítimas de acidentes de trânsito não fatais. Destas vítimas, 26% eram jovens com idade entre 18 a 29 anos. E das 530 mortes registradas, 21% também eram jovens com idade entre 18 a 29 anos. “Pensando nisso, o Governo do Espírito Santo, por meio do Detran-ES e da Polícia Militar, realiza semanalmente a operação ‘Madrugada Viva’ para evitar que jovens morram no trânsito por motivo de ingestão de bebida alcoólica e embriaguez”, disse.
Durante as operações os condutores flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro. Se for constatada a concentração de álcool o motorista tem a carteira de habilitação apreendida e recebe uma multa no valor de R$ 957,70, além de ter o direito de dirigir suspenso de quatro a doze meses. No caso de reincidência a suspensão pode chegar a dois anos.
A ingestão de bebidas alcoólicas pode provocar no indivíduo modificações orgânicas e psicológicas. Essas modificações podem ser muito graves, impossibilitando a condução de um veículo com segurança.
Pise no Freio
- Não há como cortar o efeito das bebidas alcoólicas. Não adianta tomar café, banho frio ou fazer caminhadas.
- Os efeitos do álcool são mais intensos quando a pessoa está em jejum.
- A absorção de álcool pelo organismo é muito rápida: 90% em uma hora. Em compensação, a eliminação total leva cerca de 6 a 8 horas.
Os efeitos do álcool variam de uma pessoa para outra. Uma quantidade moderada para alguém de 80 kg, pode ser grave para quem pesa apenas 50kg.
Check-up
Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas durante este período, é preciso tomar alguns cuidados essenciais, evitando surpresas desagradáveis durante a viagem.
Confira algumas dicas:
- Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.
- O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, pisca, farol e de marcha-ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto. O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete.
- Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitando tirar a atenção do motorista. As crianças com até dez anos de idade precisam viajar no banco de trás dos veículos, em cadeiras específicas regulamentadas pelo Inmetro, de acordo com a Resolução 15/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
- Os motoristas devem ingerir apenas água, sucos ou refrigerantes, respeitar os limites de velocidade e fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
Stephenson Grobério
stephensongroberio@detran.es.gov.br