Governo do Estado do Espírito Santo
11/12/2011 22h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h23

CNH social têm mais de 15 mil inscritos no interior


A etapa de inscrição do programa CNH Social no interior do Espírito Santo terminou na última sexta-feira (10), com mais de 15 mil candidatos. De acordo com o cronograma previsto, a lista dos candidatos aprovados segundo os critérios de seleção deverá ser divulgada no dia 15 de dezembro. Em seguida, os candidatos deverão comprovar a documentação exigida, no período provável de 09 a 20 de janeiro, na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município de residência declarado na inscrição.

Diferentemente da etapa realizada na Grande Vitória, onde a maior procura pela CNH Social ocorreu entre os candidatos desempregados, no interior o grupo que recebeu o maior número de inscrições foi o de beneficiários do Bolsa Família, com 7.277 inscrições. O grupo de desempregados teve 6.579 inscritos, seguidos de estudantes da rede pública (818) e egressos do sistema prisional (356).

Entre os municípios houve destaque para a Região Norte do Estado. São Mateus teve o maior número de inscritos, com 1.424 candidatos, seguido de Linhares, com 1.384 e Colatina com 898 inscritos. 

Seleção

Os candidatos inscritos pelo site serão selecionados segundo o número de vagas disponíveis para cada grupo e os critérios definidos pelo programa. Depois, eles serão chamados e deverão comprovar os dados da inscrição nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) dos seus municípios. Caso seja verificado, em qualquer tempo, que as informações ou documentação fornecidas pelo candidato sejam fraudulentas, a CNH será automaticamente cancelada.

Os aprovados receberão uma autorização do Detran/ES para se matricular em um Centro de Formação de Condutores. O sistema também selecionará, automaticamente, a clínica médica onde serão feitos os exames. Os candidatos que não forem aprovados no curso de formação terão direito a uma nova prova. Caso haja uma segunda reprovação, eles só poderão se inscrever no programa novamente após três anos.

CNH Social

Até 2014 serão oferecidas 10 mil carteiras de habilitação para motoristas de baixa renda. Para participar do programa CNH Social, o candidato, além de pertencer ao público alvo - desempregados há mais de dois anos, beneficiários do Bolsa Família, estudantes da rede pública que comprovem bom desempenho escolar e egressos do sistema prisional -  terá de atender aos seguintes requisitos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB): ser penalmente imputável, saber ler e escrever, possuir CPF, Carteira de Identidade ou equivalente, comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo, não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
monica.luz@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard