05/04/2006 13h42 - Atualizado em 12/12/2017 10h54

Colatina aprova municipalização do trânsito

A Câmara de Vereadores de Colatina aprovou, nesta terça-feira (03), por unanimidade, o projeto de municipalização do trânsito da cidade. O próximo passo é enviar o projeto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para aprovação.

Roxane Pinheiro, técnica em municipalização do trânsito do Denatran, informa que o órgão recebe o projeto e oficializa a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Ela ressalta que “o processo será analisado e encaminhado no máximo em dez dias ao diretor do Denatran e posteriormente ao Detran e ao Conselho Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Cetran)”. O Denatran notifica também a prefeitura do município.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, que está em vigor desde 1998, todos os municípios, independente do tamanho, devem se integrar ao SNT. No Estado, cinco municípios estão integrados ao Sistema: Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória.

Para o secretário de Transporte, Trânsito e Segurança Pública de Colatina, Luís Carlos Giuberti, a municipalização é muito importante para a cidade. “Precisamos de parceiros para administrar e gerir o trânsito. O trânsito não é apenas homem, veículo e via, mas é também a essência do município, e precisamos garantir a mobilidade do cidadão”, destacou.

Com a municipalização do trânsito, a cidade passa a ser gestora do trânsito

Colatina possui 27.046 veículos registrados, sendo 6.539 motocicletas e 13.966 automóveis. A cidade possui ainda 45.135 motoristas habilitados, de acordo com informações do Anuário Estatístico do Detran.

Ao municipalizar o trânsito, as necessidades da população podem ser atendidas de forma direta, pois os municípios assumem integralmente a responsabilidade pelos serviços de engenharia, fiscalização, educação, estatística e recursos administrativos de infração.

Atitudes simples como uma faixa de pedestre visível em um ponto de travessia, ou a sinalização de um retorno para que todos os motoristas se sintam orientados, são cuidados que mostram o respeito que as administrações municipais têm pela qualidade de vida dos moradores.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Texto: Stephenson Groberio