O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Carlos Lopes, deu posse nesta sexta-feira (29) à Comissão de Ética do órgão. Seis servidores efetivos do Departamento compõem a comissão e darão início as atividades na próxima semana, formulando o Regimento Interno que irá estabelecer as normas e competências da organização.
Dentre as responsabilidades previstas para a comissão estão a atuação e decisão nos processos referentes à matéria ética, promoção da manutenção de alto padrão ético, orientação e conselhos aos servidores sobre suas condutas éticas, entre outros.
Os servidores irão elaborar as diretrizes de atuação da Comissão, buscando determinar a frequência das reuniões, o modo de atuação e os assuntos que são de responsabilidade de avaliação da Comissão.
De acordo com a servidora Regina Mariani, essa fase é muito importante, por delimitar o processo de funcionamento da organização.
“Nós temos que estudar a Instrução de Serviço e a Constituição para garantir que todos os procedimentos sejam executados legalmente. Além disso, vamos buscar opções para conciliar a atuação da Comissão, de modo que não conflite com a Corregedoria”, explica.
A comissão é formada por seis servidores efetivos do Departamento, sendo três titulares e três suplentes. Para o diretor geral do Detran|ES, esse é mais um passo em busca da excelência no serviço prestado pelo órgão.
“O grupo foi nomeado com o intuito de assegurar que os procedimentos e condutas que movem o Detran|ES sejam pautados na ética. Para isso, os membros terão de elaborar o regimento interno com base no regimento padrão aprovado pelo Conselho Superior de Ética Pública”, afirma o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes.
Membros da Comissão de Ética do Detran|ES
-Titulares:
Alexandre Gonçalves Furtado
Regina Celi Mariani
Marcos Tadeu Rosa
-Suplentes
Regina Celia Bossanel
Eliete Santiago Loureiro Torezani
Dilson de Carvalho