17/10/2005 15h38 - Atualizado em 12/12/2017 10h47

Detran avalia campanha ‘Parar na faixa é sinal de respeito à vida’

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), as prefeituras de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória e o Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv) realizaram na tarde desta segunda-feira (17) uma reunião de avaliação da primeira fase da campanha ‘Parar na faixa é sinal de respeito à vida’. O encontro aconteceu no auditório do Detran, na avenida Nossa Senhora da Penha, 2270, às 14h.

A ação teve início em 15 de setembro, no lançamento da Campanha Nacional de Trânsito. Seu objetivo é a redução da fatalidade, priorizando o pedestre na travessia de faixas onde não há semáforo. Nos locais onde há semáforo, o pedestre deve obedecer ao sinal e só atravessar quando os veículos pararem completamente.

As prefeituras avaliaram positivamente a primeira fase da campanha, e a segunda fase vai destacar a importância da preferência do pedestre em faixas onde não há semáforo. A segunda fase começa em 22 de outubro, envolvendo os municípios da Grande Vitória.

O Detran apresentou as estatísticas de atropelamentos nos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, traçando um comparativo dos meses de janeiro a setembro de 2004 e 2005. Em 2004, os municípios apresentaram 493 atropelamentos, com 17 vítimas fatais. Durante o mesmo período de 2005 aconteceram 524 atropelamentos, com 21 mortes.

É importante ressaltar que de acordo com o Artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro o pedestre têm preferência de travessia em faixas não semaforizadas – onde não há sinal de trânsito. O motorista que não parar na faixa para priorizar o pedestre será punido com multa gravíssima, que corresponde a R$ 191,00, mais a perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Karyna Amorim
Tels.: (27) 3137-2693 / 3137-2627 karynaamorin@detran.es.gov.br