Com a volta às aulas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), dentro do programa Juntos pela Vida, iniciam, a partir do dia 06 de fevereiro, a fiscalização do transporte escolar. A ação se estenderá por todo o ano letivo, duas vezes por semana, na Região Metropolitana da Grande Vitória. No interior, a parceria será com os Batalhões e as Companhias Independentes da Polícia Militar.
A fiscalização vai verificar se os veículos escolares possuem os requisitos de segurança necessários, se os motoristas estão com a documentação regular e se os monitores, que auxiliam no transporte, embarque e desembarque dos alunos, também atendem às exigências estabelecidas. As irregularidades encontradas poderão ser punidas com multas, recolhimento de documentos, retenção ou remoção dos veículos.
O objetivo do Governo do Espírito Santo é dar segurança a todos os estudantes que utilizam este serviço, acabando com o transporte escolar clandestino. Dessa forma, além da intensificação da fiscalização, as taxas cobradas pelo serviço de regularização foram drasticamente reduzidas. O registro de pessoa física ou jurídica, por exemplo, caiu de R$ 1.079,75 para R$ 542,14, ou seja, 49,79% de redução.
Transporte legal
Antes de contratar um transporte escolar é preciso que se verifique uma série de itens que garantem a segurança. Para saber se o veículo é legalizado, é preciso conferir, na faixa amarela do veículo, o número de identificação de registro no Detran|ES. Para saber se o número é válido, acesse o site
www.detran.es.gov.br, clique em "credenciados" e, depois, em "transporte escolar". Digite o número no espaço indicado para saber se o veículo está em situação regular. Se a ficha não aparecer, significa que o veículo é clandestino.
Para estar regular junto ao órgão de trânsito, o veículo deve trazer no vidro dianteiro o Termo de Autorização do Detran|ES dentro da data de validade, o selo que certifica a realização da vistoria semestral e deve, ainda, ter cinto de segurança para todos os passageiros. Não é permitido que os ocupantes do veículo viagem de pé.
Para circular, o motorista do transporte escolar deve ter mais de 21 anos, ser habilitado na categoria "D", não ter multas ou pontos na carteira. Este profissional deve usar crachá expedido pelo Detran|ES. O monitor que acompanha os alunos no veículo deve atender aos mesmos critérios dos motoristas, à exceção da CNH.
Qualquer irregularidade observada deve ser denunciada pelo telefone (27) 3224-4103.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
monica.luz@detran.es.gov.brVinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.brwww.twitter.com/detranES
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail:
chefe.pm5@pm.es.gov.br /
secretaria.pm5@pm.es.gov.br