Com o objetivo de evitar que jovens morram em acidentes de trânsito por motivo de ingestão alcoólica, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), está atuando semanalmente com a operação ‘Madrugada Viva’.
No último fim de semana, 936 motoristas foram abordados e 49 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) apreendidas, nos municípios de Colatina, Vitória, Vila Velha e São Gabriel da Palha.
As blitze têm como objetivo orientar condutores e passageiros para condutas corretas no trânsito, com foco nos acidentes de trânsito causados por embriaguez. Sendo constatada, o condutor recebe multa de R$ 957, 70, além de ter a carteira de habilitação apreendida. O motorista ainda pode ter o direito de dirigir suspenso pelo período de quatro a 12 meses. Em caso de reincidência a suspensão pode chegar a dois anos.
Além disso, numa tentativa de trabalhar gradativamente o comportamento dos jovens que estão na iminência de se tornarem condutores, o Detran-ES, o BPRv e a Faesa estão levando até as escolas públicas e particulares no Estado o projeto ‘Se liga no trânsito’. Este programa é desenvolvido por meio de ações multidisciplinares que envolvem palestras de educação de trânsito, aspectos jurídicos, normas de circulação e conduta, exibição de vídeos e entrega de material didático.
De acordo com Rosane Giuberti, gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, as ações serão concomitantes e permanentes, “os jovens serão instruídos nas escolas sobre a responsabilidade individual do cidadão no trânsito, ao mesmo tempo fiscalizados pela polícia com as blitze nas saídas de bares, boates e eventos”.
A campanha ‘Madrugada Viva’, que opera desde 2004, já abordou mais de 106 mil motoristas, e o projeto ‘Se liga no trânsito’, inaugurado este mês, já orientou mais de mil jovens.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br