07/04/2010 11h08 - Atualizado em 12/12/2017 11h09

Detran|ES alerta motoristas para cuidados essenciais ao dirigir na chuva

A chuva voltou a atingir o Espírito Santo esta semana e causou prejuízo para diversos motoristas no Estado. Com a mudança do tempo, é importante que os condutores tomem alguns cuidados essenciais e dirijam com mais atenção.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) alerta os motoristas e faz algumas recomendações básicas, independente de uma chuva fina ou uma tempestade. Os condutores devem diminuir a velocidade, acender o farol baixo, ligar o limpador de pára-brisa, o desembaçador e manter uma distância segura em relação ao automóvel da sua frente.

De acordo com a diretora técnica do Detran|ES, Rosane Giuberti, o início da chuva, seja fraca ou forte, é o período mais crítico. "A pista, assim que recebe o início da água da chuva, faz uma mistura perigosa: água, resíduos de óleo, combustível e sujeira (que acabam pingando dos veículos, seja do próprio motor ou escapamento). Essa mistura gera um líquido extremamente escorregadio, que compromete em muito a aderência dos pneus no solo", alerta.

Embaçamento

Rosane destaca ainda outra situação, chamada de choque térmico, que atrapalha os condutores a dirigir nestas condições. A chuva fria, quando bate no vidro quente, gera a formação do conhecido "embaçamento", o que prejudica a visibilidade de todos os vidros do veículo. "Como se não bastasse, quando você liga o limpador de pára-brisa a visibilidade fica pior ainda, aparecendo um véu esbranquiçado no vidro, onde deveria estar cristalino", explica.

Quem possui um veículo com ar-condicionado, deve mantê-lo ligado para aumentar a visibilidade. A recomendação ainda é que, além disso, o condutor acione o desembaçador elétrico traseiro. Já para quem tem o veículo sem esses itens, o indicado é que os vidros fiquem um pouco abertos, para que assim o ar externo possa circular pelo carro.

Os motoristas que não têm ar-condicionado devem tomar muito cuidado na hora de tentar desembaçar os vidros com um pano. Muitas das vezes, o condutor, momentaneamente, acaba tirando o foco do trânsito à sua frente. Essas frações de segundo de desatenção podem ser decisivas para um acidente de trânsito.

Aquaplanagem

Se o motorista sentir que o veículo está "dançando" um pouco na pista, como se estivesse boiando, quer dizer que o carro está aquaplanando. Segundo Rosane Giuberti, o indicado é diminuir a velocidade, pois o veículo ganhará peso e os pneus voltarão a tocar o solo.

"Tecnicamente, a aquaplanagem é a perda de contato entre os pneus e o solo, causada pela formação de uma camada de água. Na prática, o condutor sente a direção ficar mais macia que o normal e perde o controle do veículo. Mas é preciso lembrar que pneus carecas ajudam a aumentar o risco de aquaplanagem em chuva forte. Uma dica para evitar os efeitos da aquaplanagem é trafegar longe das áreas com formação de poças. Se perceber uma área assim, evite freadas ou mudanças bruscas", afirma.

Área alagada

Para atravessar uma área alagada, o motorista deve ficar atento ao nível de água. Em geral, é possível passar quando a água está batendo no meio das rodas do veículo. Caso ela esteja acima desse nível, é melhor não tentar, procurar um lugar mais alto, e aguardar.

Se o motorista confirmar a profundidade e decidir seguir em frente, é fundamental ter certeza de que não vai encontrar outro veículo enguiçado bloqueando a sua passagem.

Na hora de passar, o condutor deve engatar a primeira marcha e ir bem devagar, mantendo constante tanto o giro do motor como também a mesma marcha engatada, até ultrapassar o alagado.

Caso o condutor sinta que seu veículo não está respondendo bem aos seus comandos ou se sinta inseguro com a situação, o melhor é parar no acostamento, ligar o pisca alerta e aguardar a situação melhorar. A indicação é que o motorista nunca enfrente um alagamento, pois o local pode esconder obstáculos e buracos. Nessas horas, é melhor parar o carro num acostamento e esperar o nível de água baixar.

Confira outras dicas:

Assim que começar a chover, você deve desacelerar com calma seu veículo, mantendo uma distância do tamanho de dois carros iguais ao seu, do veículo que está à sua frente.

• Tome cuidado redobrado com os pedestres, pois quando a chuva começa, ocorre aquela típica correria atrás de abrigo.
• Procure não fazer manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira que está na pista e que só é "lavada" pela própria chuva após uns 15 minutos.
• Acenda seu farol baixo, porque isso irá melhorar um pouco sua visão, e quem está atrás terá uma boa visibilidade do veículo devido às luzes vermelhas do farol traseiro.
• Se estiver em movimento, não ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionado se o veículo estiver parado.

Para aumentar a eficiência do limpador de pára-brisa, troque as palhetas uma vez por ano, mantenha as borrachas das palhetas e os vidros limpos, adicionando ao reservatório de água do "esguichador" uma "colher de sopa" de detergente neutro ou os aditivos vendidos em postos de gasolina, centros automotivos e até supermercados.

Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382