Governo do Estado do Espírito Santo
06/05/2015 06h20 - Atualizado em 12/12/2017 10h38

Detran|ES apoia Maio Amarelo e o Projeto Vida no Trânsito

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os altos números de acidentes e sobre o papel de todos na promoção de um trânsito mais seguro e humano, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) apoia o movimento Maio Amarelo por meio de ações diversas que serão realizadas neste mês pela Prefeitura de Vitória, em parceria com o Projeto Vida no Trânsito.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), tem como cidade piloto o município de Vitória e visa à implementação de boas práticas para a segurança no trânsito, alinhadas às estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde.

Programação

Entre as ações, haverá iluminação cênica com a cor amarelo durante todo o mês na Ponte da Passagem, no Monumento do Imigrante, na torre de Jesus de Nazareth e no Palácio Municipal. Também acontecerão ações educativas da Liga Acadêmica de Medicina da Emescam, Ufes e UVV nas avenidas mais movimentadas da cidade.
Ainda, os agentes de trânsito da Guarda Municipal de Vitória farão blitze educativas nos bairros do Centro, Goiabeiras e Praia do Canto. Haverá, ainda, apresentações teatrais nas avenidas Fernando Ferrari e Dante Michelini, em frente à Casa Porto e nas escolas municipais.

Também estão programadas palestras educativas e apresentações teatrais para idosos em todos os Centros de Convivência para Terceira Idade (CCTIs) e para jovens em nove escolas municipais e na Casa da Juventude.

Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo surgiu de uma resolução da ONU, em maio de 2011, definindo essa década como "Década de Ações para a Segurança no Trânsito". O amarelo foi escolhido por ser a cor da advertência no trânsito, sinalizando o alerta que o movimento quer criar na sociedade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que, se nada for feito, 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas 10 nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento e que essa situação se agrave ainda mais com o aumento da frota nesse grupo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Juliana Ribeiro
3137-2627 – juliana.ribeiro@detran.es.gov.br
Texto: Christiano Mattos
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard