10/07/2009 14h01 - Atualizado em 12/12/2017 11h06

Detran|ES e parceiros realizam Madrugada Viva em festas do interior

A partir desta sexta-feira (10), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar (PMES) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizará as operações de educação e fiscalização do programa ‘Madrugada Viva’, em seis municípios do Estado. Haverá blitze em regiões de duas grandes festas.
Nesta sexta (10), começam as atividades do 16º Festival do Vinho de Domingos Martins, e as blitze serão reforçadas nas vias que levam à cidade. Em Iconha, prossegue neste fim de semana a Festa dos Caminhoneiros, que começou na quarta-feira (08). Para o evento, o Detran/ES conta com a parceria da PRF.
Além destes dois municípios, haverá fiscalização conjunta com a PMES na Grande Vitória e nas cidades de Alegre, Aracruz e Nova Venécia.
A primeira ação do programa desenvolvida na Grande Vitória pelo Detran|ES, em parceria com a PRF, ocorreu nesta quinta-feira (09), na BR 262 em Viana, e durante a operação foram realizadas 76 abordagens, 17 testes do bafômetro, e um condutor foi flagrado dirigindo em estado de embriaguez. O motorista também estava sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) mais próximo.

Parcerias

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, ações envolvendo a PRF continuarão nas próximas semanas. “Estamos ampliando o programa e buscando novas parcerias. Com a Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, tentaremos marcar pelo menos uma ação por semana”, afirma.
Os motoristas que forem flagrados com qualquer quantidade de álcool no sangue serão punidos com multa no valor de R$ 957,70 e terão o direito de dirigir suspenso por 12 meses.
De acordo com a lei federal 11.705/2008, conhecida como Lei de Tolerância Zero, caso o condutor esteja com uma dosagem superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, será encaminhado a um DPJ, e terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.
Além do teste de bafômetro, a lei prevê ainda a medição do teor alcoólico, feita por meio de exame de sangue. Basta a constatação da concentração de seis decigramas por litro de sangue para a caracterização da infração. O condutor sofrerá as mesmas penalidades.

Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo