Governo do Estado do Espírito Santo
14/04/2014 13h33 - Atualizado em 12/12/2017 10h34

Detran|ES implementa Biometria em Cachoeiro de Itapemirim

O Governo do Espírito Santo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), dá início nesta segunda-feira (14), à coleta biométrica dos condutores de Cachoeiro de Itapemirim.

O sistema de biometria atingirá todos os candidatos que darão início ao processo de habilitação ou aos que irão renovar ou acrescentar categorias ao seu documento no munícipio. A coleta será realizada no Ciretran de Cachoeiro de Itapemirim, localizado à Rua Manoel Fonseca, sem número, no bairro Ferroviário.

Os motoristas da cidade, no momento da renovação ou adição de categoria, e ainda os cidadãos que estão dando inicio ao processo de habilitação, terão suas digitais e assinatura digitalizadas e farão, na própria Ciretran, a foto para o documento. Após o cadastro biométrico, o cidadão deverá retornar à instituição credenciada para continuidade do processo de habilitação e após a conclusão receberá o documento.

O diretor geral, Carlos Lopes, explica que o procedimento permite mais segurança, eficiência e transparência no processo de habilitação. Além de Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e Vila Velha já possuem o serviço de Biometria e, em breve, o serviço será levado a outras regiões do Estado.

“Queremos que todo o processo dos cursos oferecidos pelos Centros de Formação de Condutores tenha gerenciamento biométrico. Assim, além de atender às resoluções do Departamento Nacional de Trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito e diminuir a quantidade de papel para as tramitações, haverá mais segurança, modernização e facilidade no trabalho de fiscalização e de atendimento ao público”, avalia o diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
(27)3137-2627 / 9979-1779
karla.secatto@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard