Para os motoristas que quiserem sair e se divertir nas baladas, um alerta: o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em conjunto com as polícias Militar e Rodoviária Federal, realiza, a partir desta quinta-feira (16), blitze educativas e de fiscalização do programa ‘Madrugada Viva’. As ações acontecem na Grande Vitória, Itapemirim, Linhares, Marataízes e Santa Teresa.
O programa atua nas principais vias do Estado e tem como objetivo orientar os condutores sobre os riscos de beber e dirigir e também de fiscalizar aqueles que resistem em respeitar a lei. Durante as madrugadas os motoristas que forem flagrados com qualquer quantidade de álcool no sangue serão punidos com multa no valor de R$ 957,70 e terão o direito de dirigir suspenso por 12 meses.
De acordo com a lei federal 11.705/2008, conhecida como Lei de Tolerância Zero, caso o condutor esteja com uma dosagem superior a 0,3 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões, será encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) e terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.
Além do teste de bafômetro, a lei prevê ainda a medição do teor alcoólico feita por meio de exame de sangue, basta a constatação da concentração de seis decigramas por litro de sangue para a caracterização da infração. O condutor sofrerá as mesmas penalidades.
Para o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, o endurecimento da Lei foi importantíssimo para a preservação de vidas no trânsito. “Antes, acreditava-se que havia um ‘nível seguro’ de álcool no organismo – até esse limite, não haveria alterações severas de consciência que impedissem uma pessoa de dirigir. Porém, além de estatísticas assustadoras, estudos comprovaram que as pessoas são diferentes entre si e que o tal ‘nível seguro’ não existe em matéria de álcool”, explicou Lemos.
Lemos disse ainda que um ano antes da publicação da lei, preocupados com o comportamento dos jovens durante as madrugadas em bares, boates, shows e eventos, o Detran|ES contratou uma pesquisa da balada, cujo objetivo era conhecer os hábitos de consumo desses jovens. “Nessa pesquisa observamos que dos 596 entrevistados, 73% sempre saem à noite nos fins de semana, preferencialmente às sextas e sábados, 42 % em carros próprios e 22% no carro de amigos, 76 % gastam com bebidas alcoólicas e 63% se sentem em condições de dirigir após ingerir bebida alcoólica.
Efeitos do álcool no organismo:
• O álcool reduz a capacidade de reação e os reflexos.
• Diminui a visão periférica.
• Altera o controle corporal causando desequilíbrio e dificuldade de marcha.
• Aumenta a agressividade.
• Causa sono
Os efeitos do álcool se iniciam no exato momento em que se começa a beber, assim como o prejuízo na direção de veículos.
Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay