Governo do Estado do Espírito Santo
26/07/2013 06h46 - Atualizado em 12/12/2017 10h28

Dia do Motociclista será lembrado com blitz educacional de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) promove ações educativas no trânsito nesta sexta-feira (26) em comemoração ao Dia Internacional do Motociclista, que é celebrado no dia 27 de julho. As ações visam a conscientizar os condutores sobre a importância das leis de trânsito, que contribuem para a segurança nas vias.

Nesta sexta-feira (26), a equipe de Educação no Trânsito do Detran|ES realizará um Pit Stop educativo em Laranjeiras, na Serra. A frota do Espírito Santo é de cerca de 360 mil motocicletas e por segurança, os condutores além do capacete devem fazer uso de itens que protejam também os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos.

A moto traz grandes riscos ao condutor, por isso é necessário ter mais cuidado com o veículo e ao guiá-lo, deve realizar revisões periodicamente para garantir o seu perfeito funcionamento, conferir o nível do óleo e manter pneus calibrados. O piloto também deve conduzir com o farol aceso, seja dia ou noite, pois ajuda a tornar a moto mais visível.

Além disso, os motociclistas devem conduzir de forma defensiva, atentos a possíveis erros e imprudência de outros condutores. É preciso estar alerta às ‘fechadas’, especialmente em vias movimentadas e cruzamentos, com pedestres, áreas escolares, região de travessia de crianças e com animais soltos nas ruas, sem falar em linhas de pipas, grande risco à saúde dos pilotos.

Para o diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes, datas como essas contribuem para a conscientização dos condutores. “A nossa preocupação é com a segurança dos cidadãos. As ações educativas visam a alertar a todos os que utilizam as vias, para que estejam conscientes de suas responsabilidades, respeitando as leis e transitando com segurança”.

Para ver o vídeo clique aqui.


Motoboys, motofretistas e mototáxis

Os profissionais, que usam a motocicleta como instrumento de trabalho, são de extrema importância no dia a dia, carregando documentos, alimentos, remédios, papéis de escritórios com agilidade. A profissão é regulamentada por lei, que exige equipamentos especiais e documentação específica.

Estes profissionais têm de ter ao menos 21 anos, habilitação categoria A há pelo menos dois anos, ter feito o curso especializado, destinado a profissionais que exercem atividade remunerada de entrega de mercadorias e transporte de passageiros, apresentar certidão de antecedentes criminais, usar colete de segurança e capacete com faixas refletivas.

Além disso, o veículo deve possuir um aparador de linha, protetor para membros inferiores e baú identificado com nome, telefone da empresa, número de licença e faixa refletiva.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
(27)3137-2627 / 9979-1779
karla.secatto@detran.es.gov.br
Fátima Negrelli
(27)3137-1652
fatimanegrelli@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard