28/03/2008 07h23 - Atualizado em 12/12/2017 11h01

Durante XX Encontro Nacional, Detran-ES propõe mudanças no código de trânsito

Representantes de órgãos executivos de trânsito de todo o país estão em Vitória para o XX Encontro Nacional de Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal. Ontem (27), foram discutidos temas como normatização e legislação de trânsito. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) propôs mudanças no código, incluindo a proibição total do consumo de álcool por motoristas.
O Encontro é organizado pela Associação Nacional de Departamentos de Trânsito (AND). A presidente da organização e diretora geral do Detran do Amazonas, Mônica Queiroz, foi quem dirigiu as discussões colocadas em pauta.

A abertura oficial do evento aconteceu na última quarta-feira (26), no Iate Clube, onde estiveram presentes representantes do setor, secretários de Estado e o vice-governador Ricardo Ferraço. Na solenidade a diretora-geral do Detran-ES, Luciene Becacici, enfatizou, por meio de dados, como a imprudência e falta de atenção tornam o trânsito cada vez mais perigoso. “A violência no trânsito é uma epidemia que mata mais de 200 brasileiros diariamente. São 40 mil mortes por ano e mais 400 mil pessoas feridas, 35% delas com lesões permanentes. Esses números oneram os cofres públicos em mais de 28 bilhões de reais todo ano”, relatou ela.

Uma das propostas que o Detran-ES irá apresentar durante o encontro para tentar diminuir estes índices é inserir a educação no trânsito na grade curricular de escolas particulares e públicas. “As crianças precisam aprender que no espaço público que é a rua, todos são iguais, todos têm os mesmos direitos, e muitas vezes é nosso dever parar para dar lugar e vez ao outro. Por isso, há necessidade premente de que o Tema Cidadania no Trânsito faça parte da grade curricular em nosso país”, destacou Luciene.

Outra questão a ser colocada pelo Estado estabelece a tolerância zero de álcool no organismo dos motoristas. Hoje, o limite é de 0,06 decigrama por litro de sangue. Para o Detran-ES a punição para quem causa acidente embriagado é ser até levado a júri popular. “Queremos tolerância zero para alcoolemia e direção e o fim da impunidade nos crimes de trânsito do nosso país”, enfatizou a diretora.

Luciene destacou durante a sua fala na cerimônia de abertura do encontro, que em 2007 os acidentes de trânsito foram a principal causa de mortes de jovens no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU). “Nessa fase, a família e o Estado precisam estar coesos na educação, na imposição de limites e regras e na permanente fiscalização, para que essa “tão sonhada liberdade“ não aprisione o jovem em uma seqüela irreversível, ou na culpa pela morte de outros ou ainda, na perda de uma vida que apenas está começando“, afirmou.

Comportamento no Trânsito

Na manhã de ontem (27), o professor e antropólogo Roberto DaMatta apresentou aos participantes do XX Encontro de Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal uma prévia do estudo sobre o comportamento do motorista.

Na apresentação, o antropólogo reforçou a proposta capixaba de inserir a educação do trânsito nas escolas ao afirmar que o colégio é uma projeção da família. DaMatta disse que é preciso uma mudança cultural no país. “No Brasil obedecer é um sinal de inferioridade”, destacou. O grande reflexo disso, segundo ele, está na diferença entre homens e mulheres na direção. “Elas pensam muito mais no próximo, enquanto eles afirmam que as dominam no trânsito por serem mais velozes e espertos” disse.

DaMatta falou ainda sobre igualdade. Para ele este é um princípio fundamental nas ruas pois trânsito é um espaço de todos. “O trânsito não é uma competição somos todos iguais”, finalizou ele.

Ainda foram discutidas e apresentadas alterações no Código de Trânsito Brasileiro com a participação do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito e do deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), que é também relator da medida provisória que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos à margem de rodovias. “Desse encontro podem surgir outras questões a serem apresentadas dentro desta MP”, declarou o parlamentar.

O encontro termina nesta sexta-feira (28). Na pauta do dia estão discussões sobre o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat), repasses do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) e assuntos específicos da AND.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo