Depois de aproximadamente um ano de implantação da lei 11.705, também conhecida como “Lei de Tolerância Zero”, o Espírito Santo reduziu em 70% o número de multas por embriaguez. Em um balanço realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), o órgão identificou que, de julho a dezembro de 2007, foram lavrados 2.221 autos de infrações por embriaguez no Estado. No mesmo período do ano passado este número caiu para 1.561.
Atualmente, o Espírito Santo possui uma frota de 1.124.036 veículos, e um crescimento de aproximadamente 12%, média acima da nacional. Os condutores habilitados no Estado já são cerca de 900 mil.
Devido ao crescimento da frota de veículos e de novos condutores, aliados à imprudência dos jovens motoristas, o Governo do Estado, por meio do Detran/ES, implantou os programas ‘Madrugada Viva’ e ‘Praia Viva’. As ações dos programas conjugam abordagens educativas, de caráter preventivo, nos locais de concentração de jovens na noite, e nas praias e quiosques.
Ações
Os abordadores procuram convencer quem está consumindo bebida alcoólica a voltar para casa com alguém que não tenha bebido, ou a optar por um táxi ou outro serviço de transporte. Além disso, as blitze em parceria com a Polícia Militar retiram das ruas aqueles que insistirem em descumprir a lei, evitando que se envolvam acidentes de trânsito.
A combinação perigosa álcool e direção é combatida sistematicamente há cinco anos. Desde 2004 os programas abordaram mais de 550 mil condutores e recolheram das ruas mais de cinco mil motoristas alcoolizados. Desde então, o ‘Madrugada Viva’ e o ‘Praia Viva’ marcaram presença em todos os eventos de porte, e nas festas tradicionais na Região Metropolitana da Grande Vitória e do interior. Para dar continuidade às atuações massificadas, em março de 2008 o Detran/ES colocou à disposição da Polícia Militar mais 50 novos bafômetros.
Pesquisa
Em uma pesquisa contratada pelo Detran|ES (Enquet/2007) mais de 600 jovens com idade entre 18 a 29 anos foram ouvidos em diversos ‘points’ da Grande Vitória. Durante as entrevistas, 75% dos jovens disseram que preferem sair para as baladas aos sábados. Sendo que 40% deles saíam em carros próprios e 60% iam acompanhados de amigos. Além disso, 76% admitiram ingerir bebidas alcoólicas (em média de 3 a 8 latas de cerveja), e 12% admitiram pegar a direção, mesmo sem condições de conduzir o veículo.
Em março de 2008, quando o Espírito Santo sediou, pela primeira vez, o XX Encontro Nacional de Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal, cujo principal objetivo era debater as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Detran/ES apresentou suas convicções na defesa da tolerância zero para a alcoolemia (presença de álcool no sangue) e direção e para o fim da impunidade nos crimes de trânsito. O órgão defendeu também a inserção do tema cidadania no trânsito na grade curricular, desde o Ensino Fundamental, nas escolas públicas e privadas em todo o País.
De acordo com o diretor geral do Detran/ES, Paulo Lemos, “certamente a criação e implantação dessa Lei foi uma das maiores conquistas do nosso setor e da qualidade de vida do povo brasileiro. Aqui no Espírito Santo a legislação já contribuiu para reduzir em 20% o número de mortes no trânsito”, declarou.
Paulo Lemos disse ainda que a associação das ações de educação e fiscalização já implantadas do Estado, e a criação da lei deram ótimos resultados nos últimos anos. “Desde a criação dos programas Madrugada Viva e Praia Viva, o trabalho ostensivo da equipe do Detran/ES e da Polícia Militar nas ruas contribuiu para a redução de mortes no trânsito, principalmente nos fins de semana”, disse.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay