Governo do Estado do Espírito Santo
12/04/2012 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h24

Força-tarefa do Detran|ES e Polícia Civil vistoria 16 mil veículos que podem ir a leilão


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e a Polícia Civil montaram uma força-tarefa de vistoriadores, que estão percorrendo todos os 20 pátios credenciados e verificando a regularidade de 16 mil carros e motos que podem ir a leilão. Para este trabalho foram formadas duas equipes, totalizando 18 vistoriadores do Detran|ES e outra equipe com 10 vistoriadores cedidos pela Polícia Civil.

A vistoria é o primeiro passo para que o veículo possa ir a leilão, pois garante sua autenticidade. Após a vistoria o Detran|ES poderá emitir as notificações aos proprietários, avisando que o veículo será leiloado caso não sejam quitados todos os débitos. A maioria dos veículos abandonados não são retirados pelos seus proprietários dos pátios credenciados, pois já acumulam muitos débitos em multas, taxas e impostos.

Por lei todos os veículos que estão há mais de 90 dias nos pátios credenciados ao Detran|ES podem ir a leilão. Contudo, os proprietários devem ser notificados antes do procedimento para terem chance de resgatar o bem. Dois mil veículos já foram vistoriados na Grande Vitória e em breve serão leiloados. Funcionários do órgão estão trabalhando na identificação de veículos nos municípios de Guarapari, Ibatiba, Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia e Cariacica.

Divisão do trabalho

De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Fábio Nielsen, o órgão está elaborando os procedimentos para a  divisão do trabalho das equipes que compõem as comissões de leilão, em um sistema semelhante à linha de montagem industrial.  Para tanto, os veículos já seriam vistoriados no momento em que entrassem no pátio, facilitando as demais etapas necessárias para ir a leilão.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
monica.luz@detran.es.gov.br   
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard