Governo do Estado do Espírito Santo
20/09/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h19

Governo anuncia medidas para prevenir acidentes envolvendo motociclistas


Órgãos e secretarias do Governo do Estado se uniram para desenvolver medidas que visam a reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas. Algumas ações serão realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito, que vai até o sábado (25). O Espírito Santo é o único Estado do Brasil onde o tema da Semana será diferente. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) definiu como tema a cadeirinha e o cinto de segurança. Porém, aqui, devido ao grande número de acidentes envolvendo motos, as atenções serão voltadas aos motociclistas.

A motivação para concentrar esforços para diminuir o número de acidentes está no grande número de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Em 2006, o número de atendimentos a vítimas, feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), foi 461. Em 2007, o número de atendimentos foi 957; em 2008, 1.506 em 2009 foram 3.512 atendimentos a acidentados e até junho de 2010, foram 2.127 atendimentos.

As ações do Governo para prevenir acidentes foram apresentadas na tarde desta segunda-feira (20) durante entrevista coletiva. Estiveram presentes o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Marcelo Ferraz; diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), Eduardo Mannato; o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente coronel Marcos Tadeu Celante; o gerente da Rede de Atenção à Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Márcio Lameri e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Fábio Rodrigues da Silva.

Vídeo

Entre as medidas para prevenir acidentes envolvendo motociclistas está a produção de um vídeo documentário que será disponibilizado para todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Espírito Santo e que será utilizado como complemento às aulas teóricas para obtenção da habilitação, em palestras e cursos de reciclagem.

O vídeo tem duração de 12 minutos e possui cenas reais, de vítimas de acidentes de trânsito que foram flagradas durante o trabalho de socorro das equipes do Samu-192. O filme vai além do resgate das vítimas e mostra o processo de reabilitação dos acidentados, as sequelas e a angústia dos familiares.

Também estão presentes no material, depoimentos de motociclistas sobre o comportamento do condutor de moto no trânsito, os riscos da direção e o testemunho de acidentados.

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, a integração entre as secretarias e órgãos do Governo é fundamental para um bom resultado. "Unir esforços, experiências e trabalhar em conjunto é importante para que nosso objetivo, de prevenir acidentes com motos, seja alcançado", afirma.





Saúde

O aumento no número de vítimas de acidente de trânsito, especialmente envolvendo motocicletas, vem gerando uma sobrecarga no atendimento de urgência e emergência nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Dados do Samu-192 mostram que o número de vítimas de acidentes motociclísticos aumenta significativamente a cada ano. Em 2009 foram 3.512 atendimentos contra 461 em 2006. Segundo dados da Sesa, o Estado gasta cerca de R$ 8,4 mil por paciente/mês vítima de acidente de trânsito. A média de permanência desses pacientes no hospital é de 10 dias.

No Hospital Estadual Central, inaugurado em dezembro de 2009, 43% dos procedimentos realizados são de vítimas de acidentes de trânsito. Já no Hospital Estadual São Lucas, especializado em trauma, esse número chega a 60%.
Para o gerente da Rede de Atenção à Urgência e Emergência da Sesa, Márcio Lameri, é importante a ação integrada de Governo focada na melhor formação dos motociclistas e educação no trânsito para reduzir o número de ocorrências de acidentes.

"Temos visto o aumento do número de acidentes graves e, para cada vítima fatal, temos três sequelados graves. A ação integrada do Governo irá favorecer a toda a população que necessita de atendimento, desonerando a porta de entrada de urgência e emergência dos hospitais de agravos que podem ser evitados com medidas preventivas", destacou Márcio.

PRF

A Polícia Rodoviária Federal também está realizando ações durante a Semana Nacional de Trânsito. Durante toda a semana, estão sendo realizadas blitze com foco na utilização do cinto de segurança, da cadeirinha infantil e no motociclista.

As ações acontecem em municípios da Grande Vitória e também no interior do Estado. Nesta segunda-feira (20), vários motociclistas foram abordados e receberam orientações sobre a importância de utilizar os equipamentos obrigatórios. Durante a fiscalização, quatro motoristas foram multados por não transportarem seus filhos menores de 7,5 anos de maneira correta.





Blitze educativas

A Policia Militar e o Detran|ES realizam, durante toda esta semana, blitze educativas para motociclistas, em quatro municípios com a maior frota de motos da Grande Vitória. As ações ocorrem em Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica.

Durante as abordagens, os motociclistas que forem flagrados cometendo infrações de trânsito não vão receber multa, mas terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida e receberão uma licença provisória para pilotar. Para conseguir reaver a CNH, o condutor deverá comparecer a um dos pontos de entrega, onde somente será devolvida sua habilitação depois que o motociclista assistir a uma palestra educativa e ao filme desenvolvido pelo Detran|ES com os demais parceiros.

Os condutores flagrados nas blitze desta segunda (20) e terça-feira (21) deverão comparecer à sede do Detran|ES, em Vitória, para assistir à palestra. Os motociclistas flagrados na quarta (22) e quinta-feira (23) deverão ir ao Sest/Senat, em Cariacica; e os abordados na sexta-feira (24) deverão comparecer à sede do Batalhão de Trânsito, em Vitória. Todos os eventos serão realizados às 19 horas.

Durante as blitze, os motociclistas abordados também vão receber material educativo informando sobre o Artigo 244, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê a suspensão da CNH apenas com o cometimento de uma infração. Andar sem o capacete, por exemplo, é uma infração que leva à suspensão direta da habilitação, mesmo que o condutor não tenha atingido 20 pontos.

O comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente coronel Marcos Tadeu Celante Weolffel, afirma que as abordagens a motociclistas serão intensificadas e destaca os procedimentos que serão adotados durante a fiscalização nesta semana.

"Todos os dias a Polícia Militar estará presente em pontos específicos para as abordagens da Operação Cavalo de Aço. A ação, que já é rotina no Batalhão, ganha ênfase até sábado (25) para reforçar ainda mais a proposta da Semana Nacional de Trânsito. O objetivo destas blitze educativas é conscientizar os motociclistas quanto aos riscos que podem existir diante da imprudência no trânsito. Se detectada alguma irregularidade, a habilitação será retida e os motociclistas receberão uma licença provisória que permitirá sua circulação. Para ter a CNH devolvida, o condutor deverá assistir a uma sessão do vídeo educativo", informa o tenente coronel.

Mala Direta

Todos os 472 mil motociclistas do Estado vão receber em casa uma correspondência enviada pelo Detran|ES, alertando sobre o Artigo 244, que prevê a suspensão direta com apenas uma infração de trânsito. O objetivo é orientar todos os motociclistas capixabas sobre os perigos de cometer infrações e suas consequências administrativas.

Palestras em escolas

Além das ações de conscientização realizadas para os motociclistas infratores, o vídeo educativo e as palestras também serão apresentados desta segunda (20) até sexta-feira (24), das 15 às 16 horas, no auditório do Sest/Senat, em Cariacica, para alunos do Ensino Médio de escolas da Rede Pública do município e instrutores de Centros de Formação de Condutores.

Áreas de prova prática

Atualmente, o Estado possui três locais fechados para provas práticas de motocicleta: em Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Outras sete áreas serão construídas, chegando ao total de dez, para atender aos candidatos a condutores de moto no Estado.

Os municípios mais cotados para receberem as novas áreas são Vila Velha, Serra, Vitória, Colatina e Santa Maria de Jetibá. Em Guarapari e São Mateus os projetos de construção de áreas já estão em andamento. As cidades são escolhidas de acordo com a frota de motos.

Um novo layout para as áreas também está sendo estudado e discutido junto com representantes dos Centros de Formação de Condutores do Estado. O objetivo é tornar os obstáculos cada vez mais próximos da realidade.

Prova Teórica

O banco de 3.800 questões utilizadas em provas teóricas e em cursos de reciclagem do Detran|ES também será revisado e atualizado, com a inclusão de mais perguntas que abordam o tema motociclista e o trânsito.

Padronização

Além do documentário, as aulas teóricas para obtenção da primeira habilitação também serão aprimoradas com a padronização do material didático utilizado.

Atualmente, os CFCs trabalham com materiais diferentes, vindo de outros Estados. Um Fórum, formado por representantes do Sindicato e a Associação dos Centros de Formação de Condutores, do Sindicato dos Motociclistas e das Instituições Especializadas no Ensino de Trânsito, ficou responsável por reunir os melhores materiais didáticos para serem utilizados.

O objetivo é reunir todos os envolvidos na formação dos motociclistas para a criação de um material adaptado à realidade do Estado, que contenha as melhores referências bibliográficas sobre segurança no trânsito. 

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, o material didático será construído com base no que há de melhor sendo utilizado no Espírito Santo e no País. "Queremos ver o que os CFCs utilizam em suas aulas de legislação, pegar os melhores materiais e formar aquele que será padrão para a utilização no curso para motoboys", explica.

Curso

O material padronizado deverá ficar pronto até o final de setembro e será utilizado também durante curso especializado voltado para os motoboys. A expectativa é de que 30 mil motoboys passem pelo curso, sendo 18 mil profissionais do Interior e 12 mil da Grande Vitória.

O curso possui caráter profissional e social, pois além de preparar o motociclista com informações sobre os cuidados que se deve ter no trânsito para evitar acidentes, ele também qualifica profissionalmente os motociclistas que utilizam o meio de transporte para obter sua renda. Desta forma, o curso no Estado será desenvolvido para ter um valor simbólico, compatível com a renda destes prestadores de serviço.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627 / (27)99437060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard