Governo do Estado do Espírito Santo
23/09/2007 08h39 - Atualizado em 12/12/2017 11h00

Governo apresenta estudo sobre o “comportamento do motorista capixaba” durante a Semana Nacional de Trânsito

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), contratou um estudo antropológico para compreender a conduta do motorista capixaba. O antropólogo Roberto DaMatta, um estudioso do comportamento humano nos centros urbanos, apresentará uma prévia do trabalho durante evento que faz parte da Semana Nacional de Trânsito, que será realizado segunda-feira (24) de 8h30 às 12h30, no Centro de Convenções, em Vitória.

De acordo com DaMatta, o estudo tem como objetivo conhecer os principais hábitos, valores e visões dos motoristas de diversos segmentos sociais, bem como as percepções por eles expressas com relação ao trânsito na Região Metropolitana da Grande Vitória e no Brasil. “Foram realizadas entrevistas com personalidades de vários ramos e setores da sociedade, entre eles médicos, diretores de órgãos públicos, motoristas e outros profissionais que trabalham e ou possuem suas rotinas relacionadas diretamente ao universo do trânsito”, informou.

DaMatta disse, ainda, que para os entrevistados o trânsito da cidade é causador de estresse e há uma relação dele com a agressividade e acidentes, “além disso, há, curiosamente, por parte dos motoristas de carro, uma clara responsabilização dos motociclistas e dos pedestres, que dizem ‘eu não sou culpado por nada’, tudo vem dos outros”, disse.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que o Brasil tem mais de 40 milhões de condutores, sendo que aproximadamente 30% têm menos de 30 anos de idade. Em relação às vítimas de acidentes de trânsito, os jovens entre 18 e 29 anos representaram 32% dos mortos em 2004 e 43%, em 2005. Quanto aos feridos, eles foram 43% das vítimas registradas nos dois últimos anos.

Para explicar aos jovens sobre os sérios problemas físicos e neurológicos que um acidente de trânsito pode causar ao ser humano, o mestre em sociologia Eduardo Biavatti, que atuou como coordenador do Centro de Pesquisas em Prevenção e Educação da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação por Acidentes de Trânsito, fará uma palestra durante o evento.

Além disso, o Detran-ES assinará um convênio com a Fundação Thiago Gonzaga, e com o projeto ‘Vida Urgente’, de Diza Gonzaga, que há 10 anos trabalha na prevenção de acidentes de trânsito, causado por ingestão de bebidas alcoólicas, com o Programa de Capacitação do Voluntariado Jovem.

Na segunda-feira (24), os interessados em atuar como voluntários do programa poderão se inscrever num balcão de inscrições, que ficará disponível durante o evento.

Para a diretora-geral do Detran-ES, Luciene Becacici, o objetivo desse evento não é somente propor uma discussão sobre como toda a sociedade pode contribuir para um trânsito mais seguro, “mas também dar início a novas ações para mudar esse cenário lamentável que envolve jovens”, afirmou.

Durante o evento serão debatidos diversos assuntos sobre o comportamento do jovem no trânsito, ações que podem ser desenvolvidas para a redução do número de acidentes e sobre o comportamento do motorista capixaba, com a presença de educadores, alunos, faculdades, escolas de ensino médio da rede pública e privada do Estado. O evento é aberto ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Detran-ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
Stephenson Grobério
stephensongroberio@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard