O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, inaugura nesta terça-feira (20), às 19 horas, o Espaço Vida Urgente – Espírito Santo. O evento terá a participação do governador em exercício, Ricardo Ferraço, e da presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga e uma apresentação da Banda Chimarruts.
A sede é um espaço para a realização de cursos de capacitação dos voluntários, atendimento aos familiares das vitimas de acidentes pelos grupos de apoio psicológico, atividades manuais (bazar), teatro para as crianças, jovens e adolescentes e, também, será a base da equipe administrativa.
O Espaço Vida Urgente – Espírito Santo fica na Rua João Carlos de Souza nº 245, Bairro Santa Luzia (ao lado do Carrefour), e perto da sede do Detran-ES. Essa proximidade irá facilitar os deslocamentos para interação do trabalho entre as equipes da Gerência de Educação de Trânsito do órgão estadual e da Fundação Thiago Gonzaga. O local segue os parâmetros do espaço ocupado pela sede da Fundação, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Atualmente, existem 89.801 motoristas habilitados na faixa etária entre 18 e 24 anos, ou seja, 10% do número total de condutores no Estado. Em 2006, morreram 175 pessoas entre 18 e 29 anos no Espírito Santo. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2005, das 26.409 pessoas que morreram em acidentes de trânsito no País, 7.132 tinham entre 18 e 29 anos, ou 27%.
Segundo especialistas, as condições emocionais específicas da adolescência, como a necessidade de auto-afirmação, competitividade, exibicionismo, onipotência, busca de intensas e prazerosas sensações, em conjunto com a bebida alcoólica, fazem do jovem um forte candidato ao grupo de risco de acidentados no trânsito.
Para Luciene Becacici, diretora geral do Detran-ES, muitos jovens interpretam a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como um "ritual de passagem" para a vida adulta e que lhe dará o direito de participar ativamente na sociedade. "Nesta fase, o jovem possui autoconfiança acentuada e acredita que nada de ruim vai lhe acontecer, trazendo a certeza de que possui superpoderes na direção de um veiculo", disse.
Luciene Becacici explicou que o imóvel foi totalmente adaptado para as atividades atuais desse programa de educação de trânsito, e tem espaço para teatro, apoio, salas de treinamento e capacitação, entre outros. "Para conscientizar os condutores capixabas e mudar o comportamento, é necessário, além das ações de Governo, a participação das famílias, das escolas e dos próprios jovens. É preciso mobilizar todos os segmentos da sociedade", afirmou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
Contato: (27) 3137-2627/(27)9979-0642
Texto: Vivian Camargo e Thaís Barcelos