Equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPRv) realizam, na madrugada deste domingo (12), nova blitz do Madrugada Viva.
Os agentes atuam com o objetivo de coibir a perigosa mistura de álcool e direção, nas proximidades de boates e shows. O condutor que estiver com suspeita de embriaguez passa pelo teste do bafômetro. Se estiver com o nível de álcool acima do permitido recebe multa de R$ 957,70, tem a carteira de habilitação apreendida e o direito de dirigir suspenso num período que varia de 4 meses a 1 ano.
A ação acontece após a sanção presidencial da Lei 11.275, no último dia 07 de fevereiro, que altera a redação dos artigos 165, 277 e 302 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os artigos referem-se à condução de veículo automotor sob influência de álcool, substâncias tóxicas ou entorpecentes.
A partir da publicação da lei os condutores que se recusarem a realizar os testes de alcoolemia, exames clínicos, perícia ou outro exame que, por meios técnicos, permitam verificar o nível de álcool ou substância entorpecente no sangue, poderão ter a infração caracterizada por meio de outras provas em direito admitidas pelo agente de trânsito diante dos sinais evidentes de embriaguez, excitação ou torpor.
Durante a operação alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pesquisam o comportamento dos condutores que bebem e dirigem em Vitória. O trabalho acontece em parceria com a Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas, da Escola Paulista de Medicina.
A Operação Madrugada Viva acontece desde agosto de 2004De acordo com a professora doutora Éster Miyuki N. Palácios, que coordena a pesquisa, será realizado um levantamento dos percentuais de uso do álcool no município de Vitória e suas influências no comportamento humano. “Estamos realizando avaliações da função frontal do cérebro sob efeito do álcool, que influi na tomada de decisões, na atenção e na flexibilidade, essenciais para quem dirige”, ressaltou.
Em operação desde agosto de 2004, a campanha Madrugada Viva já realizou 18.357 abordagens e 3.384 testes de bafômetro. Neste período, 1.249 carteiras de habilitação foram apreendidas.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Texto: Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br