Governo do Estado do Espírito Santo
13/11/2009 13h01 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

‘Madrugada Viva’ fiscaliza condutores no interior e na Grande Vitória e ações educativas seguem até domingo (15)

A partir desta sexta-feira (13), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar (PMES), inicia as operações de fiscalização e educação de trânsito do programa ‘Madrugada Viva’ na Grande Vitória e nos municípios de Alegre, Castelo, Marechal Floriano e Nova Venécia.
Durante as abordagens, os motoristas que apresentarem sintomas de ingestão de bebidas alcoólicas serão submetidos ao teste de bafômetro. Se a embriaguez for comprovada, estes condutores serão punidos com multa no valor de R$ 957,70, terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e o veículo retido, até que outro condutor habilitado, e em condições de dirigir, se apresente para assumir a direção.

Os motoristas que forem flagrados com uma quantidade de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões serão encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) mais próximo e terão que responder criminalmente, com pena que varia de seis meses a três anos de prisão.
De acordo com o diretor do Detran|ES, Paulo Lemos, é dever de todos combater a violência no trânsito. “Ao perdermos uma vida no trânsito outras são diretamente afetadas, são pais, irmãos, filhos e toda uma família que fica para trás e sofre com os resultados da imprudência”, afirmou.


Feiras

O Detran|ES continuará, ate domingo (15) com os estandes educativos montados na Feira do Verde, que acontece na Praça do Papa, e na Bienal do Livro, no Shopping Norte Sul. Os estandes contam com a presença dos voluntários do ‘Vida Urgente ES’ que alertam a população sobre o perigo de dirigir sob o efeito do álcool.
Neste ano, o estande do Detran|ES na Feira do Verde tem um atrativo para a criançada: o “Quiz”, um jogo de conhecimentos básicos sobre trânsito, que oferece um prêmio diferente para quem conseguir responder as perguntas corretamente: uma CNH mirim, que dará às crianças o título de “Bom Condutor Mirim”. Com isso as crianças que receberem a carteira estarão habilitadas a monitorar os pais e parentes no trânsito.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay
Texto: Lorena Machado
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard