Governo do Estado do Espírito Santo
11/01/2010 14h55 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

‘Madrugada Viva’ flagra 16 motoristas embriagados durante o fim de semana

As ações dos programas ‘Madrugada Viva’ e ‘Praia Viva’, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), feitas neste fim de semana em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo abordaram 1.183 condutores e realizaram 75 testes de bafômetro.
As blitzes foram realizadas em Anchieta, Piúma, São Mateus, e na Grande Vitória. Na operação, 16 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e foram multados em R$ 957,70. Três motoristas apresentaram o teor alcoólico acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, o que equivale a duas latas de cerveja, e foram encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciário (DPJ) mais próximo.
As ações contaram com a participação dos voluntários do ‘Vida Urgente Espírito Santo’. Os voluntários distribuíram materiais educativos e levaram aos motoristas uma mensagem sobre os perigos da mistura entre álcool e direção com a tradicional irreverência do grupo. “Além de intensificar a fiscalização no verão, teremos o trabalho de conscientização dos voluntários em diversos locais, principalmente os frequentados pelos jovens”, afirmou o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos.

De acordo com a lei, a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo é infração gravíssima e resulta em multa de R$ 957,70. O condutor infrator também tem o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Caso o condutor seja flagrado com uma dosagem superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.

A ingestão de bebidas alcoólicas provoca no indivíduo modificações orgânicas e psicológicas muito graves, impossibilitando a condução de um veículo com segurança.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay
Texto: Lorena Machado
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard