25/02/2008 14h09 - Atualizado em 12/12/2017 11h01

‘Madrugada Viva’ flagra 41 motoristas embriagados neste final de semana na Grande Vitória e no interior do Estado

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com a Polícia Militar, realizou neste final de semana, ações da campanha ‘Madrugada Viva’ na Grande Vitória e no interior.

Durante as operações 41 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados. As blitze aconteceram na Grande Vitória e em Colatina. Foram realizados 215 testes de bafômetro e aproximadamente mil veículos foram abordados durante as operações.

Os condutores flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, se a embriaguez for constatada, recebem multa de R$957,70, perdem 07 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da apreensão do documento. O motorista ainda pode ter o direito de dirigir suspenso por um período de quatro a doze meses. Em caso de reincidência, a suspensão pode chegar a dois anos.

De acordo com a diretora geral do Detran, Luciene Becacici, o Governo vem trabalhando com ações educativas e punitivas voltadas para prevenção e redução de acidentes de trânsito.

“No que diz respeito à prevenção, estamos colocando nossas equipes do Detran-ES para atuar nas ruas da Grande Vitória e interior e orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Já as ações repressivas ficam a cargo da Polícia Militar. O resultado que podemos observar é uma mudança gradativa de comportamento dos jovens que já passaram a ir para festas de táxi ou carona segura”, observou Luciene.

O álcool está entre os principais causadores de acidentes, por provocar alterações na coordenação motora e na capacidade de raciocínio do ser humano.

Adolescente embriagado é flagrado ao volante durante blitze

Durante a operação da campanha ‘Madrugada Viva’ no último domingo (24), um jovem de 17 anos na companhia de mais três amigos, foi flagrado pela Polícia Militar, conduzindo um veículo.

Ao ser abordado pelos policiais o jovem foi convidado a fazer o teste de bafômetro, constatada a embriaguez, o veículo foi apreendido e o jovem liberado apenas na presença dos responsáveis. A responsabilidade do jovem e do responsável, bem como as conseqüências, serão apuradas pelo juiz competente.

Em 2007, uma Pesquisa/Ibope: Volvo/ Perkons/ MS/ SBOT entrevistou mil jovens de 16 a 25 anos em 66 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes
A pesquisa constatou que: dos infratores, 52 % aprenderam a dirigir com o auxilio do pai e 8% da mãe. 86% acham que o jovem dirige mais depressa, 41% acredita que o impulso é a ADRENALINA e 30% declararam ser a BEBIDA ALCOÒLICA.
20% dos menores já dirigiram veículos, na faixa etária entre 16 e 17 anos. Destes, 60 % com o aval dos pais.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo