Governo do Estado do Espírito Santo
09/02/2007 16h32 - Atualizado em 12/12/2017 10h57

Madrugada Viva no Carnaval de Vitória

Festa, entretenimento e samba no pé são apenas alguns dos motivos para quem vai curtir o carnaval capixaba exagerar na bebida. Em função do aumento do fluxo de veículos, o objetivo da campanha é evitar que jovens morram em acidentes de trânsito causados por ingestão de bebida alcoólica.

Neste sentido, o Governo do Estado, através do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), da Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), intensificam a campanha Madrugada Viva em razão das comemorações do carnaval capixaba, que acontece neste fim de semana.

Além das operações especiais no Carnaval e outros eventos de grande porte, as blitze acontecem nas saídas de bares, boates e shows onde motoristas são informados sobre os perigos da mistura álcool-direção e recebem material educativo com orientações.

Os condutores flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e se a embriaguez for constatada recebem multa de R$ 957,70. Além de ter a carteira de habilitação apreendida, o motorista pode ter o direito de dirigir suspenso de quatro a 12 meses. Em caso de reincidência a suspensão pode chegar a dois anos.


As operações acontecem em parceria com a Polícia Militar


Alterações em virtude do álcool

A ingestão de bebidas alcoólicas provoca no indivíduo modificações orgânicas e psicológica que podem ser muito graves, impossibilitando a condução de um veículo com segurança.

Algumas informações sobre os efeitos do álcool no organismo:

· Não há como cortar o efeito das bebidas alcoólicas. Não adianta tomar café, banho frio ou fazer caminhadas.

· Os efeitos do álcool são mais intensos quando a pessoa está em jejum.

· A absorção de álcool pelo organismo é muito rápida: 90% em uma hora. Em compensação, a eliminação total leva cerca de 6 a 8 horas.

· Os efeitos do álcool variam de uma pessoa para outra. Uma quantidade moderada para alguém de 80 kg pode ser grave para quem pesa apenas 50 kg.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard