Com o objetivo de conscientizar os motociclistas sobre a importância de terem atitudes corretas nas vias, órgãos de trânsito realizaram, no dia 31/05, blitzes educativas integradas em 46 municípios do Estado. No total, foram abordados 3.458 de condutores.
Na ação, agentes educativos customizados de anjos, policias, guardas e agentes de trânsito interagiram com os condutores, em 67 pontos de grande circulação de motos nas cidades, a partir de um questionário sobre as condições dos itens obrigatórios, como o capacete; a manutenção do veículo; sobre o comportamento de cada um no trânsito tendo em vista as imprudências e imperícias como grandes causadores de acidentes, e, ao final, deixaram uma mensagem educativa para as pessoas. Em alguns desses pontos, também foram distribuídos informativos com orientações para os motociclistas. As blitzes educativas encerraram as ações do Maio Amarelo no Estado.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e da Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guardas de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Vida no Trânsito, Rodosol, Fetransportes e Transcares.