Governo do Estado do Espírito Santo
18/05/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h18

Mais de 60% dos capixabas não têm o hábito de utilizar o cinto de segurança no banco de trás


 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 62,8% dos capixabas não têm o hábito de utilizar o cinto de segurança no banco de trás dos veículos. Desse total, 39,9% nunca utilizam o cinto e 22,9% só usam às vezes ou raramente; enquanto que 71,2% dos condutores e passageiros do banco da frente alegam que sempre utilizam o cinto.

Os dados do Espírito Santo se assemelham, embora em índices mais baixos, aos do Sudeste brasileiro. Segundo a Pnad, 33,7% dos passageiros dos estados que compõem a região nunca utilizam o cinto de segurança no banco de trás. Já em relação ao banco da frente, 88,3% dos condutores e passageiros sempre ou quase sempre usam o cinto de segurança.

Os números mostram uma realidade preocupante uma vez que, em uma colisão, os passageiros do banco de trás dos veículos podem sofrer graves lesões medulares e ainda agravar as possíveis lesões do motorista e do carona.

Campanha

Com o objetivo de criar uma reflexão mais profunda sobre o uso do cinto, o Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) lançou na manhã desta quarta-feira (19) a campanha "Eu decidi pela vida: uso sempre o cinto de segurança". Inédita no Brasil em termos de produção, ela ousa reproduzir com riqueza de detalhes a dinâmica do que acontece com os ocupantes de um veículo no momento de uma colisão.
 
"O cinto de segurança é um equipamento comprovadamente eficaz. Ainda tem gente morrendo por desinformação. Nós acreditamos que os vídeos sejam a melhor forma de comunicação para conscientizar essas pessoas. No entanto, a decisão pela vida é tomada pelo condutor e pelos passageiros", explica o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz.

A campanha conta com dois vídeos de 60 segundos cada, que serão veiculados em todo o Estado, e foram criados pela agência A4 Propaganda e dirigidos por Ronaldo Uzeda, da Guaraná Filmes. Já a edição e os efeitos especiais foram feitos pela O2, do premiado cineasta Fernando Meirelles.

Um dos vídeos mostra o que acontece quando duas pessoas sentadas no banco da frente não utilizam o cinto de segurança. No outro, é possível ver o impacto sentido por quem está sentado no banco de trás, sem o cinto. Nesta última situação, os passageiros acabam atingindo os ocupantes que estão na frente. Como resultado, motorista e carona (que estão utilizando o equipamento de segurança) sofrem lesões sérias por conta da falta do uso do cinto pelos demais.

De acordo com Marcelo Ferraz, um dos objetivos da campanha é despertar as pessoas para o comportamento prático. "O que nós queremos é que todos tirem aquele cinto de segurança empoeirado que fica escondido no banco de trás e utilizem de fato o equipamento em prol da preservação da sua própria vida e dos demais".

A ideia de fazer uma campanha apresentando a dinâmica real de um acidente surgiu após pesquisas de opinião encomendadas pelo Detran|ES e dos dados preocupantes sobre a falta de utilização do cinto.

"Nas pesquisas, as pessoas falavam que algo mais impactante deve causar mais efeito na mudança de comportamento. É algo diferente das campanhas já realizadas pelo órgão e temos esperança de conscientizarmos grande parte da população capixaba", afirma o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz.

De acordo com a gerente de comunicação do Detran|ES, Margo Devos, os vídeos têm o intuito de causar a reflexão sem chocar o espectador. "Fizemos a opção de mostrar a dinâmica do acidente de forma bem didática. A intenção não é chocar, mas mostrar a realidade. Por isso, embora haja acidente e colisão, não é mostrado sangue, choros ou gritos nos vídeos", explica.

Os vídeos serão veiculados em todo o Estado durante 45 dias a partir desta quarta-feira (19).

Eduardo Biavati

Para que os vídeos fossem o mais fiel possível à realidade dos acidentes de trânsito, o sociólogo e consultor de trânsito Eduardo Biavati foi contratado pelo Detran|ES para auxiliar na produção da campanha.

"Queremos mostrar a grande importância que tem o cinto de segurança, tanto para os ocupantes do veículo no banco da frente quanto no banco de trás. O cinto é uma das maiores invenções do século XX. Nenhum outro sistema veicular atinge a eficiência, a proteção que o cinto oferece", garante Biavati.

Segundo o sociólogo, é preciso mostrar que as pessoas que estão sentadas no banco de trás - ao contrário do que muitos pensam - não estão seguras devido ao banco da frente. Em um acidente, os passageiros de trás sem o cinto podem morrer e ainda matar quem está na frente, mesmo que o motorista e o carona estejam com o equipamento de segurança.

De acordo com Biavati, usar o cinto no banco traseiro pode evitar 80% das mortes dos ocupantes dos bancos dianteiros. Numa batida com o carro a 60km/h, um passageiro de 60kg no banco traseiro sem o cinto será arremessado com o peso de uma tonelada contra o ocupante do banco da frente. E não há encosto de banco que consiga segurá-lo.

Palestras

Eduardo Biavati também vai apresentar a campanha e realizar palestras em dez escolas de ensino médio e faculdades públicas e privadas da Grande Vitória. O objetivo é levar as informações de forma técnica e prática para os jovens.

Aproveitando o contato com os estudantes, ele irá aplicar um questionário com perguntas sobre o hábito de cada um na utilização do cinto de segurança. A medida vai ajudar a traçar uma amostragem do hábito dos estudantes capixabas em relação ao equipamento.

Conscientização

Além dos dois vídeos da campanha, que serão veiculados em todo o Estado, o Detran|ES preparou um material educativo que será distribuído com o apoio dos voluntários do programa "Vida Urgente Espírito Santo" e servidores do Detran|ES. As abordagens para entrega dos folhetos serão principalmente nas saídas de locais movimentados como shoppings, supermercados, feiras e, também, em semáforos.

Segundo a diretora técnica do Detran|ES, Rosane Giuberti, os pontos de entrega do material foram estrategicamente escolhidos. "Vamos abordar as pessoas justamente na hora da saída, quando elas vão entrar em seus veículos, para que não se esqueçam de utilizar o cinto de segurança", explica.

Taxistas

Com o objetivo de conscientizar cada vez mais um número maior de pessoas, o Detran|ES vai firmar uma parceria com o Sindicato dos Taxistas do Espírito Santo para que os profissionais utilizem e incentivem seus passageiros a utilizar o cinto, inclusive no banco de trás.

"Muitas pessoas entram no táxi, a maioria se senta atrás e não se lembra de colocar o cinto de segurança. E alguns taxistas não pedem que o passageiro coloque o equipamento. Com essa parceria, pretendemos conscientizar os profissionais sobre a importância do cinto até no banco de trás, já que ele, como motorista, pode ser atingido por um passageiro solto, no caso de um acidente", afirma Rosane Giuberti.

Hotsite

Outra forma de divulgação da campanha "Eu decidi pela vida: uso sempre o cinto de segurança" é o hotsite (site específico, geralmente temporário) criado especialmente para conscientizar a população sobre a importância do cinto de segurança.

O hotsite é uma iniciativa inédita no Detran|ES e promete ser um grande aliado na divulgação da campanha. Na página eletrônica, é possível ter acesso aos vídeos da campanha, ao "making off" (cenas da preparação do vídeo) e às informações sobre o cinto de segurança.

Outra novidade é a possibilidade de as pessoas contarem histórias de alguém conhecido que tenha se machucado em um acidente de trânsito por não estar usando o cinto, ou que tenha se salvado justamente por estar com o item de segurança.

O objetivo é fazer com que as pessoas disseminem e compartilhem a importância que esse acessório tem para salvar vidas, já que não existe o risco só de morte, mas também de lesões e incapacitações irreversíveis.

O hotsite pode ser acessado em www.eudecidipelavida.com.br.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627 / (27)99437060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard