Governo do Estado do Espírito Santo
16/02/2007 09h02 - Atualizado em 12/12/2017 10h57

Motociclistas precisam observar regras de direção defensiva

São muitas as vantagens de se ter uma motocicleta. Entre as principais estão a economia de combustível, as facilidades de manobra e estacionamento e o baixo valor de compra. No Carnaval, aproveitando a sensação de liberdade, muitos motociclistas utilizam o veículo para viajar.

Com o grande número de motos circulando, os condutores precisam cada vez mais aplicar os conceitos de direção defensiva. A primeira recomendação é que ocupem no trânsito o mesmo espaço de um carro, ou seja, andem na faixa atrás dos veículos e não ao lado.

É importante também não sair ‘costurando’ e fazendo manobras arriscadas com carros em movimento, pois o motorista pode passar pelo ‘ponto cego’ do veículo e causar um acidente. Nos dias de chuva a atenção precisa ser redobrada, pois a água se mistura ao óleo na pista, que fica escorregadia dificultando as freadas.

Dia do Motociclista

De acordo com Rosane Giuberti, gerente de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) o órgão planeja uma campanha até o Dia do Motociclista, comemorado em 27 de julho. “É preciso realizar uma campanha que trate da direção defensiva e do comportamento assertivo, além de abordar a utilização de componentes de segurança nas vias”.

Capacete precisa de regulamentação do Inmetro

O Detran-ES alerta que, de acordo com a Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é obrigatório que o capacete utilizado pelo motociclista tenha o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Além disso, deve ter elementos refletivos de segurança e precisam ter viseira. Se o modelo for aberto, devem ser utilizados os óculos de proteção.


Em alguns modelos a utilização do óculos torna-se obrigatória


Para cidades e estradas, o ideal é usar um capacete fechado, que pode ser integral ou escamoteável, mais resistente e que ofereça maior proteção ao motociclista. Outro modelo conhecido - mas proibido por lei - é o ‘coquinho’. Esse equipamento não pode ser utilizado, uma vez que sua proteção é quase nula.

Prevenindo acidentes:

- Use o mesmo espaço de um veículo;
- Obedeça aos limites de velocidade;
- Não faça manobras de exibicionismo;
- Use capacete, luvas e calças;
- Ande com o farol sempre ligado.

O Brasil produziu 1,4 milhão de motocicletas e motonetas em 2006, um crescimento de 16,3 % em comparação com os números de 2005, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
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