O programa ‘Madrugada Viva’, uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), Polícia Militar (PMES), Polícia Civil e que agora também conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), flagrou neste fim de semana 29 motoristas embriagados durante ações em Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Vitória, Marataízes e Pedra Azul.
Os condutores com embriaguez atestada foram punidos com multa no valor de R$ 957,70, tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, e o veículo retido até que outro condutor habilitado, e em condições de dirigir, se apresentasse para levá-lo. Dos 29 condutores autuados, 16 foram encaminhados a um Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).
Durante as ações, os motoristas receberam ainda informações sobre os efeitos do álcool no organismo, e aqueles que apresentaram sinais de embriaguez foram submetidos ao teste do bafômetro.
De acordo com a lei federal 11.705/2008, conhecida como Lei de Tolerância Zero, caso o condutor esteja com uma dosagem superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões, será encaminhado ao DPJ e terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.
Segundo o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, o programa tem como objetivo reduzir o número de vítimas fatais na faixa etária entre 18 e 29 anos, nos acidentes decorrentes a mistura álcool e direção. “Os números apontam que os jovens capixabas correspondem a 31% das vítimas fatais no trânsito, e que a maior parte dos acidentes ocorre nos fins de semana, entre as 2 e as 5 horas”, explicou.
Lemos acrescentou que a intensificação do programa e ampliação da parceria com os agentes de fiscalização deve ser permanente. “Além de estarmos há muitos anos com o apoio da Polícia Militar, agora contamos também com a Polícia Civil e a PRF e estamos ainda fechando parceria com as guardas municipais, com isso, poderemos atuar inclusive nas principais vias urbanas municipais e federais do Estado”, disse.
Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay