Governo do Estado do Espírito Santo
13/10/2009 13h09 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

Operações "Madrugada Viva" e "Praia Viva" flagraram 31 motoristas embriagados durante o feriado

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com as Polícias Civil e Militar do Espírito Santo, flagrou 31 motoristas embriagados durante as blitze que aconteceram de sexta (09) até segunda (12) no Estado. As ações das campanhas "Madrugada Viva" e "Praia Viva" abordaram 1,2 mil condutores, dos quais 137 fizeram o teste de bafômetro.
Os dados dos dois programas contabilizam somente os resultados referentes à ingestão de bebidas alcoólicas. Demais infrações cometidas durante as ações, e que prevêem o recolhimento da habilitação, não são contabilizadas nestas ações, específicas para a fiscalização da mistura álcool e direção.

As blitze foram realizadas em Baixo Guandu, Colatina, Guarapari, Marechal Floriano, São Mateus, Venda Nova do Imigrante e Vitória. Dos 31 motoristas embriagados, 15 estavam com o teor alcoólico acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, o equivalente a duas latas de cerveja, e foram encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciário (DPJ). Os motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida e foram multados em R$ 957,40.
A Lei Federal 11.705/2008, conhecida como "Lei de Tolerância Zero", determina que o motorista que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa, suspensão de habilitação, e até mesmo responder criminalmente. O grau dessa punição será determinado pelo resultado do teste realizado com o etilômetro (bafômetro).

Ainda de acordo com a lei, a ingestão de bebida alcoólica associada à direção resultará em multa no valor de R$ 957,70 – infração gravíssima – além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Caso o condutor seja flagrado com uma dosagem superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões, terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.

A ingestão de bebidas alcoólicas pode provocar no indivíduo modificações orgânicas e psicológicas. Essas modificações podem ser muito graves, impossibilitando a condução de um veículo com segurança.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard