Governo do Estado do Espírito Santo
11/09/2013 07h45 - Atualizado em 12/12/2017 10h28

Períodos chuvosos: Detran|ES orienta sobre direção veicular

Devido à mudança de temperatura e, consequentemente, ao tempo chuvoso, há a redução da visibilidade do motorista durante a condução veicular, além da contribuição para o risco de aquaplanagem. Diante disso, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta os condutores sobre como realizar uma direção segura nesse período.

Para enxergar o trânsito durante períodos de chuva é necessário que o condutor faça uso dos limpadores de para-brisa do veículo. Entretanto, para que o item realmente cumpra sua função, ele deve estar em bom estado de conservação, ou seja, a borracha das palhetas não pode estar ressecada. Caso contrário, o limpador não retirará a água do vidro e o motorista enfrentará dificuldades no percurso.

Outra ação importante para auxiliar na visibilidade é o uso das lanternas do veículo. Essa atitude colabora também com os demais motoristas que trafegam naquele momento, pois as luzes do farolete possibilitam que eles percebam a distância que os demais automóveis se encontram.

O descumprimento dessas orientações acarreta em infrações com penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O inciso XIX do artigo 230 do CTB configura como infração grave dirigir sob chuva sem acionar o limpador de para-brisa, gerando multa no valor de R$127,69 e perda de cinco pontos na carteira. Já o artigo 250 do CTB, inciso II, afirma que deixar de manter acesas pelo menos as luzes de posição sob chuva forte, neblina ou cerração, é uma infração média que ocasiona a perda de quatro pontos e multa de R$85,13.

O gerente Operacional do Detran|ES, Pedro Agostinho da Penha, destacou outras orientações importantes: “A ocorrência de aquaplanagem é comum em tempos chuvosos, que é quando os pneus do veículo não conseguem tocar o solo devido a uma lâmina de água. Por isso, o condutor deve redobrar a atenção e diminuir a velocidade para que o veículo ganhe peso e volte a tocar as rodas no chão. Além disso deve sempre ficar atento à calibragem e ao estado de conservação dos pneus”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
(27)3137-2627 / 9979-1779
karla.secatto@detran.es.gov.br
Fátima Negrelli
(27)3137-1652
fatimanegrelli@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard