20/02/2006 12h21 - Atualizado em 12/12/2017 10h49

Praia Viva’ supera 60 mil abordagens

As blitze da campanha ‘Praia Viva’ ultrapassaram neste final de semana 60 mil abordagens, durante ações realizadas no sábado (18) e domingo (19) nos balneários capixabas. A campanha é coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Os agentes da Associação Amigos dos Deficientes Físicos (Aadef) abordaram 8.106 condutores durante as operações e realizaram 1.289 testes de bafômetro, na volta das praias localizadas em Aracruz, Conceição da Barra, Guarapari, Linhares, Marataízes, Piúma, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

As operações surpreenderam 332 motoristas dirigindo com o limite de álcool acima do limite permitido. Dentre os flagrados pela fiscalização, 107 entregaram a direção do veículo para outro condutor em condições de dirigir.

Em Itapuã, Vila Velha, 401 motoristas foram abordados e 107 realizaram teste de bafômetro. 26 condutores estavam com o nível de álcool acima do permitido, e uma habilitação foi apreendida no sábado. Uma habilitação foi apreendida também em Barra do Sahy, Aracruz.

As blitze acontecem para coibir a mistura álcool e direção

De acordo com Magda Lamborghini, gerente de educação de trânsito do Detran, “o número de abordagens previsto pelo órgão foi superado, mas o maior objetivo da campanha é reduzir o número de fatalidades no trânsito durante o verão”. Magda ressalta que a aferição dos números será realizada após o encerramento da campanha, no dia 05 de março.

As ações do ‘Praia Viva’ são educativas e os condutores são convidados a realizar o teste de bafômetro em equipamentos descartáveis. Porém, se a embriaguez for constatada e o motorista insistir em dirigir o veículo poderá receber multa de R$ 957,70, além de ter a carteira de habilitação apreendida e o direito de dirigir suspenso num período que varia de 4 meses a 1 ano.

A campanha teve início em 07 de janeiro e já realizou 60.657 abordagens e 8.969 testes de bafômetro. Durante os testes 2.064 condutores foram flagrados com o nível de álcool acima do limite permitido e 684 tiveram que passar a direção do veículo para outro motorista. Além disso, seis carteiras de habilitação foram apreendidas.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Texto: Stephenson Groberio