Governo do Estado do Espírito Santo
25/11/2010 22h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h21

Servidores do Detran|ES debatem sobre campanhas de cinto de segurança e cadeirinha em seminário nacional


A coordenadora de publicidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Marla Oliveira, e a assessora especial, Eliza Pacheco,  participaram do III Seminário Denatran de Educação de Trânsito em Brasília, que promoveu o debate sobre o cinto de segurança e cadeirinha e as campanhas publicitárias de educação de trânsito no Brasil. O seminário teve início nesta última segunda-feira (22) e terminou nesta quinta-feira (25).

A discussão sobre as estratégias de comunicação para o desenvolvimento de comportamentos seguros no trânsito foi o destaque da mesa de debates da qual as servidoras participaram. Durante a mesa, foram apresentadas campanhas realizadas no Brasil, Reino Unido e França, referentes ao uso do cinto de segurança e da cadeirinha.

Entre as campanhas brasileiras, foi apresentado o trabalho da empresa de publicidade que realizou os vídeos da campanha do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre o uso do cinto de segurança. Segundo pesquisa de avaliação da campanha, realizada com 2.011 pessoas, de todas as regiões do país, 50% dos entrevistados afirmaram que mudaram de comportamento em relação ao uso do cinto.

Campanha do Detran|ES

No Estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) realizou em maio deste ano a campanha "Eu decidi pela vida", que mostra os efeitos do impacto de um acidente de trânsito ao corpo humano. A campanha, inclusive, foi divulgada antes dos vídeos do Denatran. Embora não haja nenhuma pesquisa sobre os efeitos da campanha estadual, Marla Oliveira acredita que os resultados são animadores.


"Percebemos entre as pessoas uma maior conscientização sobre a dinâmica do acidente e a importância do cinto. Poucas pessoas, por exemplo, sabiam como o passageiro sem cinto do banco de trás poderia atingir e até matar o ocupante do banco da frente que estivesse com o cinto. Nossa campanha mostra como tudo acontece e o efeito do acidente nas pessoas. Temos certeza que estamos no caminho certo", ressaltou a coordenadora.

O exemplo de outros países

A diretora de Marketing do Ministério dos Transportes da Inglaterra, Fiona Seymor, apresentou um histórico sobre o cinto de segurança em seu país, abordando informações sobre o surgimento do equipamento, obrigatoriedade, ações publicitárias e mudanças de comportamento.

A diretora citou três aspectos que contribuem para um trânsito mais seguro: cumprimento da lei, educação e engenharia. Segundo ela, também é preciso aliar a publicidade contínua a esses três elementos. Na Inglaterra, as campanhas sobre o cinto ajudaram a manter a taxa de utilização do equipamento em 70%.

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