Governo do Estado do Espírito Santo
11/10/2006 13h25 - Atualizado em 12/12/2017 10h56

Simulador de trânsito movimenta estande do Detran na Feira do Verde


Mais de 200 crianças e adolescentes estiveram na tarde desta terça-feira (10) no estande do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na XVII Feira do Verde, no Parque Pedra da Cebola, em Vitória, e puderam conhecer e “dirigir” o simulador de trânsito com direção defensiva do Instituto Rodrigo Marcheschi.

No simulador, a pessoa se sente como se estivesse dentro de um carro de verdade, já que é equipado com volante, pedais, controles, cadeira e cinto de segurança. É baseado em um software e coloca o condutor em situações reais de trânsito. Tem como objetivo principal aperfeiçoar e testar o comportamento e aptidões em direção.

São 13 lições e o motorista começa o tráfego virtual com 100 pontos e, a cada infração cometida, este número diminui. Para ser aprovado na simulação é preciso ter no máximo 30% de erros. Ao final do teste é emitido um relatório com todas as infrações, para que o condutor aprenda com isso.

Para Rodrigo Marcheschi, diretor–presidente da Fundação que leva o seu nome, “educando a criança, ela se torna multiplicadora das informações que aprendeu para os pais e passa a cobrá-lo. Além dos pais dirigirem com mais consciência, na intenção de dar um bom exemplo aos filhos estes, por sua vez, se tornarão ótimos motoristas”, explicou.

O Instituto Rodrigo Marcheschi desenvolve inúmeras ações voltadas para educação no trânsito, além do simulador. Os interessados podem se informar pelo site: www.marcheschi.org.br ou pelo telefone: 3224-5794.

Informações à Imprensa:
Informações Adicionais:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Francisco Pinheiro, Fátima Negrelli,
Mariana Rodrigues,
Grazieli Esposti
franciscopinheiro@detran.es.gov.br, fatimanegrelli@detran.es.gov.br,
marianarodrigues@detran.es.gov.br
grazieliesposti@detran.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2627 – (27) 9979-1479
Texto: Grazieli Esposti
grazieliesposti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard