Governo do Estado do Espírito Santo
15/09/2009 12h21 - Atualizado em 12/12/2017 11h07

‘Vida Urgente ES’ discute criação do Grupo de Apoio para pais de vítimas de acidentes de trânsito no Espírito Santo

As equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, em parceria com psicólogos e psicanalistas voluntários, realizam nesta terça-feira (15), às 18h30, na sede do Vida Urgente ES, em Vitória, a primeira reunião para discutir a criação de um Grupo de Apoio Capixaba, voltado para atender pais e familiares de vítimas de acidentes de trânsito.
Participam da reunião oito famílias, que ajudarão na construção do grupo, dois profissionais das áreas de psicologia e psicanálise; um estudante de psicologia, além da gerente de Educação de Trânsito do Detran|ES, Rosane Giuberti; o delegado responsável pela Delegacia de Delitos de Trânsito, Fabiano Contarato; a presidente da Fundação, Diza Gonzaga e a gestora de Recursos Humanos da Fundação, Ana Dall’agmese, que apresentarão a experiência de um trabalho consolidado no Rio Grande do Sul.
Segundo Ana Dall’agmese, a reunião tem como foco decidir, juntos, Governo, Fundação e sociedade capixaba a criação de estratégias, regras e diretrizes para a criação do grupo de apoio. “Vamos receber alguns pais e familiares que nos procuraram pedindo para que tivesse aqui, no Estado, um apoio para eles”, explica.
Para a gerente de Educação de Trânsito do Detran|ES, Rosane Giuberti, o objetivo principal da criação do Grupo de Apoio Capixaba é levar aos pais e familiares uma oportunidade para que possam trocar experiências, e por meio disso, tentar conviver com a perda por meio de conversas e de técnicas adequadas. “Contamos também com o apoio voluntário dos médicos e da participação e experiência como mãe, da presidente da Fundação Diza Gonzaga”, disse.
É com o intuito de auxiliar nos diferentes processos de mudanças pelos quais passam as pessoas que perderam um familiar, que o Grupo de Apoio estará à disposição da sociedade. Oferecendo acolhimento e atendimento psicológico para essas pessoas, por meio de apoio para pais que perderam filhos e para demais familiares e amigos, sem qualquer ônus, esclarece Rosane Giuberti.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard